Aqui está a imagem widescreen para a capa da sua matéria, representando visualmente o conceito inovador do motor de busca alimentado por IA, Perplexity AI. Espero que ela complemente bem o seu artigo!

Perplexity AI, uma startup inovadora no campo dos motores de busca alimentados por IA, recentemente alcançou um marco significativo, levantando $70 milhões em financiamento e atingindo uma valorização de $520 milhões. Fundada por uma equipe de engenheiros com experiência em IA, sistemas distribuídos, motores de busca e bancos de dados, Perplexity AI se destaca por oferecer uma interface semelhante a um chatbot, permitindo aos usuários fazer perguntas em linguagem natural e receber respostas com citações de fontes​​.

Ao contrário dos motores de busca tradicionais, Perplexity se apoia em uma variedade de modelos de IA genéricos, desenvolvidos internamente e por terceiros. Seu plano Pro oferece recursos como geração de imagem e a possibilidade de alternar entre diferentes modelos de IA, incluindo o GPT-4 da OpenAI. O CEO da empresa, Aravind Srinivas, enfatiza que Perplexity visa substituir a era de navegação através de links patrocinados e múltiplas fontes por um modelo mais eficiente de aquisição e compartilhamento de conhecimento​​.

No entanto, existem preocupações sobre a sustentabilidade e os custos associados aos modelos de IA de última geração, assim como questões de desinformação e direitos autorais. Apesar desses desafios, a empresa já arrecadou mais de $100 milhões e possui dez milhões de usuários ativos mensais, demonstrando um crescimento impressionante desde sua fundação em agosto de 2022​​.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *